Andrew Huberman, neurocientista da Escola de Medicina da Universidade de Stanford - Arquivo pessoal.jpg

'Nos autodestruiremos se não voltarmos a acreditar em algo maior do que nós', diz professor.

Na semana passada, o algoritmo do YouTube aparentemente cruzou meus interesses por religião e ciência e me mostrou uma entrevista recente em que o neurocientista Andrew Huberman fala sobre uma prática nova que ele adotou: a oração. Ele é professor da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA, e autor de um dos podcasts mais populares internacionalmente.

Embora haja cientistas e acadêmicos que frequentam igrejas ou outros templos religiosos, esse não é o caso de Huberman. "Lembro-me de que, durante toda a minha vida, eu orava em segredo", ele revelou ao também cientista Lex Fridman, do MIT. "Quando as coisas não estavam indo bem e eu não conseguia entender o que estava acontecendo, eu orava em segredo e me sentia envergonhado por isso."

Huberman não reza de acordo com uma tradição religiosa. "Eu hesitei em falar sobre isso porque não acredito em impor uma religião às pessoas", explicou. "Acredito que até mesmo alguém que seja ateu ou agnóstico também pode orar."

O acadêmico vê a oração como uma espécie de terapia que ele aplica junto com a meditação. Para aqueles que perguntam sobre a diferença entre orar e meditar, ele esclarece: "Orar é poderoso de uma forma que todas as outras ferramentas, como a meditação, não são, porque age em um nível mais profundo."

Mas como são as orações dele? "Eu oro a Deus pedindo ajuda para remover meus defeitos de caráter, de modo que eu possa me apresentar melhor em todos os papéis da minha vida. Mas não estou pedindo por uma mão mágica que desça e cuide de tudo."

Ele conta que a oração está ganhando mais importância em sua vida. "Está claro para mim que, se não voltarmos a acreditar em algo maior do que nós mesmos — o que não precisa acontecer por uma religião tradicional—, em algum nível nos autodestruiremos."

Huberman adotou essa prática há aproximadamente um ano, mas resiste à ideia de explica-la como um fenômeno natural ou psicológico. "O cientista dentro de mim quer entender como isso funciona", ele reconhece. "Mas a ideia é simplesmente dizer: há um poder maior do que o meu, maior do que a natureza conforme a entendo, algo que não posso compreender ou controlar, nem desejo fazê-lo. Estou simplesmente me entregando a isso."

É curioso ver essa busca por vivências religiosas aparecer no meio científico no mesmo momento em que startups, como as coreanas Meadow ou Biblely, propõem substituir pastores por serviços de inteligência artificial. O caso de Huberman ainda levanta uma questão: existe futuro para a prática religiosa é experimentada individualmente e sem uma igreja? (Juliano Spyer é antropólogo, autor de "Povo de Deus" (Geração 2020), criador do Observatório Evangélico e sócio da consultoria Nosotros; Folha de S.Paulo, 24/10/23)

doe aqui doe aqui

Ao navegar pelo nosso site, você concorda com a Política de Privacidade do IMA. Para mais, acesse a página Política de Privacidade, clicando aqui