Deseja adicionar a home do seu smartphone?
Higor Goulart
da Redação GCN
Para diminuir a enorme fila no DRS (Departamento Regional de Saúde) VIII, que conta com 13,4 mil francanos, o Secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, garantiu parcerias entre Estado e hospitais filantrópicos e privados.
Parte das cirurgias eletivas de Franca são realizadas no Ambulatório Médico de Especialidades Grande pesadelo para o sistema de saúde estadual, a enorme fila de cirurgias eletivas deve diminuir ao longo do ano. Pelo menos de acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, segundo o qual parcerias entre o Estado e hospitais têm sido firmadas com esse objetivo.
“Nós fizemos uma parceria no sentido de incrementar a realização desses exames e tratamentos. Com isso, dar andamento a essas filas que, infelizmente, acabaram acontecendo”, disse o secretário, durante visita a Ribeirão Preto na última terça-feira, 15.
As cirurgias eletivas ficaram suspensas até novembro do último ano no DRS (Departamento Regional de Saúde) VIII, que envolve Franca e outros 22 municípios, por conta da pandemia.
Na época em que as cirurgias foram retomadas, o ex-secretário municipal de saúde, Lucas Souza, afirmou que mutirões seriam realizados. Posição essa que se mantém, segundo a Saúde Municipal.
“Diante do atual cenário, Município e Estado têm constantemente discutido ações para reduzir o tempo de espera dos usuários a determinados procedimentos cirúrgicos, e para este ano estão previstos mutirões de cirurgias eletivas”, afirmou a pasta através da Assessoria de Comunicação.
Os mutirões propostos já têm acontecido. O primeiro é o mutirão de cirurgia de catarata, pelo qual, segundo a Secretaria de Saúde, já foram feitas 272 cirurgias.
De acordo com a última lista de espera divulgada, alguns pacientes aguardam por vaga desde 2005. Ao todo, são 13,4 mil francanos que esperam por cirurgia ou tratamento.
A maioria das cirurgias em espera são relacionadas ao aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal, com mais de 3,2 mil pessoasna expectativa de vaga. Pouco mais de 3 mil francanos também aguardam por cirurgias no sistema osteomuscular.
Confira abaixo a relação do número de pessoas que aguardam por cada tipo de cirurgia:
GCN.NET.BR-18/02/22
Ao navegar pelo nosso site, você concorda com a Política de Privacidade do IMA. Para mais, acesse a página Política de Privacidade, clicando aqui