RESPEITO AO IDOSO Foto Blog Guia da Semana

Analisar pensamentos negativos e praticar atos de bondade são algumas das maneiras para começar, hoje mesmo, a ter um 2023 melhor

​​

 

Aqui está o que você precisa fazer antes de qualquer outra coisa: decida que você quer ser feliz agora mesmo. Então, você será mais receptivo a outras coisas que vou te falar. Faça isso. Foi fácil, não foi? Você está em um bom começo.

 

 

Como colocar em ação a decisão de ser mais feliz?

 

Com nossas ações diárias em piloto automático, vamos adicionar outra a isso. Uma pesquisa de B.J. Fogg, professor da Universidade de Stanford, nos mostra que três coisas precisam convergir para gerar mudanças: motivação, habilidade e início. Minha escolha de um início diário é o momento quando coloco pasta na minha escova de dentes toda manhã. Para relacionar isso a sua vida profissional, esse momento pode ser quando você pisa no seu escritório pela primeira vez no dia.

 

“Ao colocar minha cabeça no travesseiro de noite, penso em uma coisa boa que aconteceu no meu dia”, prática sugerida por Christine Carter, pesquisadora do Centro de Greater Good Universidade de Berkeley, que você também pode adotar.

 

E o medo?

Quando você tiver um pensamento negativo, não tente eliminá-lo. Isso não é bom para o seu corpo. Ao invés disso, reconheça rapidamente esse pensamento e decida se é um alerta para te proteger. Recentemente descobri que gosto de música country e, às vezes, essa letra do cantor Walker Hayes vem à minha mente: “O perigo é verdadeiro, mas ter medo é uma escolha”. Se eu decidir que esse pensamento é um medo sem qualquer valor, eu pacificamente o deixo para lá. Se ele for um alerta ao perigo, agradeço a minha intuição com uma autoafirmação.

 

 

Você será mais feliz com menos estresse?

 

“Rir é uma ótima maneira de aliviar o estresse, e isso não é uma piada”, afirma a Mayo Clinic, famosa organização sem fins lucrativos de saúde e pesquisa. Rir gera aumento da entrada de oxigênio no seu corpo, estimula seu coração, seus pulmões e seus músculos, além de aumentar as endorfinas de felicidade que são liberadas pelo seu cérebro. Rir também reduz seus níveis de cortisol relacionados ao estresse. Garanto que rir te fará mais feliz. Agora, vá encontrar algo para disparar suas risadas.

 

Espalhando gentileza

 

A professora Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, tem extensamente pesquisado sobre a felicidade. Uma coisa que ela recomenda é fazer pequenos atos de gentileza. Isso ajuda o receptor a se sentir mais feliz, mas também te faz mais feliz.

 

Praticar um ato de bondade para um estranho pode influenciar essa pessoa e todo mundo que testemunha sua ação, além de impactar você mesmo. “Elevação moral” é o termo para isso que sentimos quando vemos um ato de gentileza, segundo o Centro de Pesquisas para o Bem Maior da Universidade de Berkeley. Nesse processo, lembramos de atos de bondade que já vimos no passado, bem como nossas próprias experiências com oferecer e receber gentileza. A doutora Pragya Agarwal, especialista em comportamento, afirma que atos de bondade em um ambiente de trabalho criam um efeito cascata que afeta positivamente toda a cultura de trabalho (Forbes, 1/1/23)

doe aqui doe aqui

Ao navegar pelo nosso site, você concorda com a Política de Privacidade do IMA. Para mais, acesse a página Política de Privacidade, clicando aqui