Por Pensar Contemporâneo

Todos os provérbios africanos são muito bonitos. Afirmações transmitidas de geração em geração, educando comunidades e populações inteiras. Eles são certamente um legado importante com o qual cada um de nós pode aprender e se inspirar.
Muitas das culturas africanas têm centenas de anos de tradição. O berço da humanidade encontra-se no Continente Negro, pátria de homens que vêm de sociedades muito antigas. Os provérbios africanos são apenas uma prova dessa sabedoria hereditária.

Muitos dos provérbios africanos levaram à criação de provérbios ou aforismos na cultura de outros continentes. Isso não nos surpreende, dada a profundidade e beleza de alguns deles. Sua naturalidade nos encanta e sua lógica deixa você sem fôlego

” Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador .”

Provérbio africano da Nigéria

Hoje escolhemos apresentar-lhe uma seleção de antigos provérbios africanos que tratam dos temas mais díspares, mas com o mesmo objetivo: ser um guia para a vida. Eles são simples, mas incrivelmente profundos. Aqui estão dez grandes ensinamentos.

Provérbios africanos sobre caça

Muitos dos provérbios africanos falam de caça. Afinal, muitas populações deste continente sempre conviveram com uma natureza selvagem. Neste provérbio nigeriano, por exemplo, apreciamos a importância de estarmos alerta:

“O caçador não se cobre de gordura e vai dormir perto do fogo ”.

Aqui está outra bela metáfora: “O caçador que persegue um elefante não para para atirar pedras nos pássaros”. É um dos provérbios africanos originários de Uganda e pode ser interpretado de duas maneiras. Por um lado, se estamos lutando por um grande objetivo, não devemos nos distrair com pequenas lutas. Por outro lado, quem tem um grande objetivo tem a obrigação de olhar para frente, sem parar.

Aqui está outro provérbio africano que serve como um ensinamento incrível: “Um tigre não deve proclamar seu orgulho.” Refere-se ao fato de que alguém que é realmente forte não precisa provar isso para os outros. Como um tigre, ele só exibe suas presas quando necessário. Em vez disso, são os fracos e os inseguros que buscam a aprovação dos outros com cada uma de suas ações.

Provérbios africanos sobre cautela

Quase todas as culturas ancestrais davam muito valor à cautela e à prudência. Para o homem primitivo, era quase tudo desconhecido, surpreendente e potencialmente ameaçador. Por isso, vários provérbios africanos muito antigos falam de prudência . Um, por exemplo, diz: “O homem não vai longe de onde cozinha o milho”.
Da mesma forma, este outro provérbio da cultura suaíli diz: “Se não tapar os buracos, terá de reconstruir as paredes”. Tanto este quanto o anterior falam da importância de cuidar do que você tem.

Outro provérbio africano indica: “O mal entra furtivamente como uma agulha, mas depois se revela como um carvalho” . Estas palavras poéticas mostram-se como um alerta ligado ao mundo espiritual, revelando-nos como os elementos negativos podem inicialmente parecer minúsculos e quase imperceptíveis, mas se crescerem tornam-se vírus resistentes, difíceis de erradicar.

Conselhos milenares e provérbios de esperança

No Burundi é muito popular o seguinte provérbio: “Não se pode esconder a fumaça se acender o fogo”. Isso indica que as ações sempre têm consequências visíveis, não importa o quanto você tente escondê-las. Qualquer ação deixa uma marca, por mais discreta que seja.
Este outro provérbio nos alerta sobre os efeitos de se deixar levar por emoções descontroladas: “A paixão e o ódio são filhos da bebida que se embriaga” . Este conceito é extremamente verdadeiro e realista: sentimentos e paixões extremas acabam por se apossar da vontade do indivíduo que os deixa crescer livremente. Existe uma satisfação doentia que nos leva a nutrir certos impulsos .

Mas se muitos provérbios africanos servem como um alerta contra riscos ou sentimentos ruins, há outros que elogiam a esperança. Aqui está um muito bom: “Lembre-se, depois da tempestade há sempre um arco – íris “ . É absolutamente verdade que após os momentos difíceis segue-se um momento de tranquilidade. O próximo provérbio também traz grandes esperanças: “O rio enche-se graças aos pequenos riachos” . Essas palavras chamam a atenção para o fato de que grandes vitórias vêm de pequenos objetivos ao longo do tempo.

Todos os provérbios africanos são muito bonitos. Afirmações transmitidas de geração em geração, educando comunidades e populações inteiras. Eles são certamente um legado importante com o qual cada um de nós pode aprender e se inspirar.

Adaptado de La Mente è Meravigliosa

doe aqui doe aqui

Ao navegar pelo nosso site, você concorda com a Política de Privacidade do IMA. Para mais, acesse a página Política de Privacidade, clicando aqui